sábado, 18 de abril de 2009

Resumo de Watchmen

Esse aqui eu estou devendo desde o mês passado. Sim, eu assisti Watchmen, e a única razão pela qual não postei um resumo do filme foi porque eu não li a versão em quadrinhos. Sim, houve uma diferença, uma modificação do final do filme, e antes de colocar aqui as minhas impressões, eu queria poder fazer uma comparação. Ainda não consegui ler os quadrinhos, embora saiba que está pra sair a versão definitiva de Watchmen aqui no Brasil.

O filme é, até onde eu consegui perceber, uma excelente obra de arte. Ele aparenta ser extremamente fiel aos quadrinhos, dando vida as roupas dos super-heróis de Watchmen, sem perder a matiz das cores e o brilho, que passa a sensação de que o filme em si é um gigantesco quadrinho feito de personagens de carne e osso, e não tinta e papel. A caracterização dos figurantes, do ambiente, veículos, é impecável. Você realmente tem a sensação de que a história está se passando no ano de 1985.

Agora, tratando-se da história, eu vou dar uma leve introdução do que acontece para quem nunca teve contato com os quadrinhos: A história começa com um homem relaxando em seu apartamento, quando então tem o apartamento arrombado por um estranho. Curiosamente, ele não reage com surpresa, mas com uma leve resignação, como se já soubesse que isso ia acontecer. Os dois lutam, e o estranho mantém vantagem o tempo todo. A luta acaba quando o estranho consegue lançar o homem pela janela de seu apartamento.

Depois da polícia investigar o local, uma outro estranho mascarado, que atende pelo apelido de Rorschach entra no local e averigua o apartamento, descobrindo algo que escapou da polícia: O homem é um super-herói famoso, conhecido pelo apelido Comediante, sendo um dos dois super-heróis que não foram banidos pelo presidente Nixon no ato de 1971. Então, Rorschach segue para avisar o seu amigo, Daniel Dreiberg, um super-herói aposentado conhecido pelo apelido de Coruja. Embora o Coruja tranquilize Rorschach quando a possibilidade de uma conspiração contra super-heróis, Rorschach continua acreditando numa conspiração, e sai a busca de provas.

Posso garantir que pelo o que fiquei sabendo do final da Graphic Novel, o final do filme, embora levemente diferente, manteve o mesmo espírito, lição de moral e conclusão. É, de fato, um filmeWatchmen, embora não seja uma tradução 1 a 1 da Graphic Novel para uma mídia audiovisual. Eu recomendo que qualquer pessoa desencantada com os super-heróis americanos, ou mesmo com a noção de super-herói, assista esse filme. Ele certamente irá agradá-lo. Mas evite assistir em canal aberto, pois o filme tem mais de 3 horas de duração. Num canal aberto, ele ficaria picotado em uma hora, uma hora e meia. Alugue, ou então assista em um canal sério.

Nenhum comentário: