segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Terminator salvation

Depois de um bom tempo, estou de volta, e dessa vez pretendo comentar sobre um dos filmes que promete ser um estouro de bilheteria para 2009, Terminator salvation. Quando eu ouvi falar de uma continuação do Terminator 3: Rise of Machines, traduzido aqui no Brasil como Exterminador do futuro 3: A ascenção das máquinas, fiquei com um pé atrás. A idéia de se ter um quarto filme falando da batalha a ser travada entre John Connor, comandando a resistência contra as máquinas, e SkyNet, comandando as máquinas me parecia uma idéia caça-níqueis, cujo objetivo principal era simplesmente visar lucro, sem um interesse(Nem ao menos mínimo) de se produzir uma peça de arte com uma mensagem clara, embora sombria do que pode vir a acontecer com a humanidade.
Isso em parte porque um filme nessa premissa abandona completamente a fórmula dos outros três filmes anteriores, que consistia de uma pessoa sendo visada por um assassino do futuro, e que tinha um protetor para ajudá-la. Além disso, o diretor do filme é o McG, que me impressionou muito com suas cenas de ação exageradas ao limite do ridículo no filme As panteras: Detonando, o qual ele também dirigiu. Tudo isso, somado ao que o ator chave, que interpretou o mais marcante personagem da trilogia, Arnold Schwarzenegger não participaria(Por razões óbvia relacionadas ao seu mandato como governador), me fez pensar: Porque é que insistem em fazer esse filme?

Porém, conforme entrevistas e trailers foram liberados, passei a ter uma outra visão de Terminator salvation. Eu finalmente entendi o que os produtores, o diretor, e todo o elenco pretendem com esse filme, e pra ser sincero, me parece algo sensacional. Abaixo está o primeiro trailer do filme, com legendas em português, que passa a primeira idéia do que o filme vem a ser.



Com o trailer, é possível ter uma primeira impressão do filme, e uma conclusão: O futuro está diferente. Talvez por causa das mudanças que Sarah e John fizeram no final do segundo filme, mas ele está diferente. E agora, John Connor não sabe se conseguirá vencer a guerra. Temos o segundo trailer, também com legendas em português:



Nesse trailer, podemos ver outras coisas. Uma pessoa desorientada, John Connor comentando como a resistência está em menor número e cansada da batalha, pessoas sendo "ordenadamente eliminadas" como mencionado por Kyle Reese no primeiro filme, o ano de 2018, os ditos T-600 mencionados também por Kyle Reese, e um monólogo célebre de John Connor diante do exterminador.
Na entrevista abaixo no IGN(Em inglês), eu pude ver que o trabalho de McG, Bale e Nolan é uma tentativa de se fazer algo novo, não um simples caça-níqueis:

http://movies.ign.com/articles/931/931531p1.html

McG comenta que da mesma forma que James Cameron(O criador e diretor do primeiro Terminator) teve dificuldade de fazer uma continuação de Alien(1979) em 1986, já que o filme tinha sido imortalizado pela lenda do cinema Ridley Scott e ele era um simples diretor iniciante, ele(McG) também está tendo dificuldade em transformar uma franquia clássica em algo novo. Porque o objetivo não é tentar repetir a fórmula dos filmes passados, mas sim levar a franquia a um novo patamar. Em 1986, quando James Cameron recebeu em mãos um script para a continuação do filme Alien, ele resolveu inovar, ao invés de fazer um cópia fraca da obra de arte de Ridley Scott. Portanto, ele transformou um filme de ficção científica e horror, em um filme de ficção científica, terror e ação, resultando na maior bilheteria de 1986. Talvez seja por isso que, embora ele não tenha abençoado ou amaldiçoado o filme, James Cameron simpatizou com McG.

E eu, espero um bocado desse filme. Os T-600 mencionados por Kyle Reese como sendo grandes, feios e fáceis de se ver, o ano de 2018, que é bem diferente do 2029 mencionado nos dois primeiros filmes, a luta contra as máquinas, o desenvolvimento do T-800, e a cena do monólogo do John Connor: Você tentou matar minha mãe. Você matou o meu pai. Você não irá me matar! O chato mesmo vai ser a espera até a data de lançamento, 22/05/2009.

Ah, e por último, para quem é fã de Guns N' Roses e Terminator, aqui vai o video da música "You could be mine", a música tema de Terminator 2. No vídeo, temos algumas cenas do filme e uma participação especial de Arnold Schwarzenegger, onde ele interpreta seu personagem T-800 numa missão especial onde ele tem que exterminar os membros da banda. O melhor de tudo é o final:

Nenhum comentário: