segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Filmes a serem assistidos

Bem, depois de muito tempo, aqui estou devolta, o seu zumbi da madrugada preferido (Ser zumbi da madrugada durante um tempo é um pequeno efeito colateral de se formar numa universidade). Dessa vez eu resolvi focar novamente em filmes, e falar de alguns filmes que, ao meu ver, receberam pouca propaganda e marketing, mas prometem ser muito bons, e de outros filmes que receberam muita propaganda, mas ao meu ver, são super-valorizados.

O primeiro deles, que eu fiquei sabendo há alguns meses, mas ainda não tinha postado, era o famoso "District 9", que aqui no Brasil provavelmente vai ficar com a tradução "Distrito 9" quando sair. Oficialmente, saíram dois trailers, mas como as únicas cópias dos trailers que eu encontrei no youtube estão proibindo incorporação, o jeito é passar a URL pra vocês:

Trailer 1:

http://www.youtube.com/watch?v=pHihFA8q8xI

Trailer 2:

http://www.youtube.com/watch?v=d6PDlMggROA

O filme foi dirigido por um novato em Hollywood, chamado Neill Blomkamp, que só não dirigiu, como escreveu o roteiro do filme. Se não me engano, esse mesmo "novato" foi o cara que fez um pedido a Microsoft para dirigir uma adaptação para cinema da franquia mestre dos jogos microsofts, Halo. Bem, se a MS ainda tinha alguma dúvida acerca da capacidade dele de fazer um filme de sucesso, espero que essas dúvidas tenham esvanecido.

District 9 foi filmado e ambientado em Joanesburgo, a maior cidade da África do Sul, e é em si, além de um ótimo filme de ficção científica, uma crítica extremamente inteligente ao regime de Apartheid que prevaleceu por lá durante muitos anos, só que dessa vez, ao invés de um Apartheid racial entre seres humanos, temos um Apartheid interestelar entre humanos e aliens. Isso sem falar no fato que o custo de produção das filmagens ficou apenas em 30 milhões, por incrível que pareça (mesmo com aqueles efeitos visuais que aparentam ser muito bons), e o ganho já está na casa dos 162 milhões, mesmo o filme não tendo rodado o mundo inteiro. Então, sim, District 9 será um sucesso estrondoso, ao contrário do caríssimo e super-valorizado 2012, que irá sair logo depois.

Aliás, eis um filme que aparentar ser a receita certa para o fracasso. 2012 não tem história. Eu posso estar exagerando por ainda não ter visto o filme, mas eu tenho quase certeza que o que existe de história acerca do assunto para se construir um tema pro filme, não deve dar nem pros 10 primeiros minutos. Basicamente, 2012 aparenta claramente ser um filme inspirado numa profecia New Age de declarações escandalosas (o mundo vai acabar em 2012), que por sua vez é baseada numa interpretação errônea de um calendário milenar de uma cultura antiga que já estava quase que totalmente extinta quando os espanhóis pisaram nas américas. Receita quase certa para o fracasso. E pelo visto, para poderem produzir um filme, os produtores e escritores tiveram que misturar todas as coisas relacionadas a fim-do-mundo. Vai ver que é por isso que aparece o que aparenta ser a versão moderna da arca de noé no final do trailer.

Não acredita no que eu digo? Então veja você mesmo:



Francamente, eu gostava mais de Rolland Emmerich quando ele fazia filme de alienígenas destruindo a terra, ou a natureza se vingando do homem, que embora fossem bobos, não eram tão bobos quanto esse aqui. Inclusive, essa história de "vamos fazer as arcas pra preservar a espécie humana" me lembrou muito as Vaults de Fallout 3... Que ao meu ver, foram apenas uma das críticas mais inteligentes que eu já vi ao pensamento "vamos preservar a espécie humana, mas não o nosso planeta".

Bem, outros filmes que estão pra sair são:

A nightmare on Elm Street:



Traduzido aqui como "A hora do pesadelo", esse filme é um remake do filme original homônimo de 84 de Wes Craven, e assim como o remake de Friday the 13th, aparenta ser fiel aos filmes originais, e também muito bom.

Matadores de vampiras lésbicas:



Acho que só pelo humor pastelão e absurdo, vale a pena uma olhada, para quem gosta de um filme que não tenta ser sério. Pelo trailer, o filme parece fazer uso de todas as coisas que caracterizam um filme tipo B, embora eu não possa garantir que ele seja bom.

Avatar:



Este é um filme de direção de James Cameron, conhecido por grandes sucessos como Titanic, que esteve em etapa de pré-produção há mais de 10 anos, segundo o próprio, devido a falta de tecnologia. Nesse sentido, acho que Avatar pode ser considerado para James Cameron o que Star Wars é para George Lucas. O curioso é que muitas pessoas que conheço andam confundindo este filme com o filme de um certo dobrador de ar... Mas, acho que isso não importa muito. Avatar conta a história de uma guerra no futuro entre humanos, e nativos de um planeta alienígena, chamados Na'Vi. O filme conta a história de um veterano de guerra paraplégico, Jake Sully, que encontra uma forma de voltar a andar novamente através do programa Avatar, que consiste na transferência da mente de um ser humano para um corpo artificial de um Na'Vi. Não vou contar mais da história, mas pelo o que eu entendi, trata-se de uma história um tanto quanto inspirada em "Dança com Lobos".

Bem, espero que tenham gostado das minhas sugestões. Não sei se irei assistir todos esses filmes, mas pretendo assistir a maioria deles assim que possível. Irei postar um resumo e tecer as minhas considerações finais sobre cada um após assistí-los.

Nenhum comentário: