sábado, 24 de outubro de 2009

O bom e o ruim

Bem, já faz tempo desde a última vez em que eu postei, e agora estou atualizando as notícias do que houve comigo. O que houve foi o "bom", uma notícia boa, e o "ruim", uma notícia (obviamente) ruim. Vou começar pela notícia ruim:

Há mais ou menos duas semanas, o computador que eu usava em casa queimou. Pra ser sincero, eu ainda não sei direito porquê ele queimou, mas acho que foi a combinação de uma série de fatores, desde poeira, curto-circuito, e possivelmente, raios também. Na verdade, foi um evento bem estranho: Quase todas as peças do gabinete queimaram, incluindo aí CPU, placa-mãe, placa VGA, HD, fonte,... Mas tudo que estava fora do gabinete ficou intacto, incluindo aí monitor LCD, roteador D-Link e impressora. Aliás, a impressora é um elemento X, uma vez que eu não sei se ela queimou antes ou depois desse evento.

Olhando o que sobrou da placa de vídeo, vi pela primeira vez na minha vida transistores e capacidores eletrolíticos (sólido) estourados. O estrago foi feio mesmo. Mas mais do que o estrago "material", eu tive o estrago da perda de todos os dados que eu tinha dentro do HD... infelizmente. Eu ainda estou pensando se vale a pena eu correr atrás de uma dessas lojas de recuperação de HDs, levando em conta o fato que o valor desses dados é mais de natureza sentimental do que econômica, e que recuperação de HDs pode ser muito, mas muito caro mesmo.

Enquanto isso, eu assisti no sábado passado o famigerado "Distrito 9". E essa é a boa notícia: O filme é tudo o que eu pensei que ele fosse. Ele começa com um ar de "documentário", mas com elementos de ficção, contando a história de como os alienígenas vieram parar no nosso planeta, e foram movidos para o Distrito 9. A história do filme começa como um documentário da fictícia MNU, uma organização contratada pelo governo da áfrica do sul para policiar o distrito 9, e realocar os seus habitantes para um campo a 240 km a noroeste de Joanesburgo, chamado de "distrito 10". O líder do projeto é Wikus van de Merwe, interpretado pelo ator Sharlto Copley, o protagonista do filme.

O início se dá bem, mostrando pouco a pouco a opinião humana acerca dos aliens, e a opinião dos inquilinos do distrito 9 acerca dos humanos, envolvendo aí elementos de xenofobia, gangues urbanas, pobreza e crime organizado. Depois de um certo evento que ocorre talvez por volta dos 20 ou 30 minutos do início do filme, Wikus se vê forçado a mudar de lado acerca dos aliens, podendo experimentar aí todo o preconceito e violência que é usada contra os aliens, apelidados no filme de "prawns", que significa "grilo", embora a tradução da legenda fosse "camarões". Não vou revelar muito mais do filme, mas posso dizer que é nesse momento que a narrativa de "documentário" morre, e a dinâmica do filme passa a se assemelhar a um típico filme hollywoodiano, com muita ação, tiros, conflitos, e surpresas.

O final é um tanto quanto inesperado, e termina de um jeito súbito e surpreendente. Nos momentos finais, a narrativa do filme volta ao estilo de "documentário", deixando de focar imediatamente no protagonista, e passando a focar um pouco nas pessoas que conviveram com ele, e nas perguntas, que se sobressaem em relação as respostas que são apresentadas no decorrer do filme. De um modo geral, é um ótimo filme, que não decepciona, e provavelmente vai marcar história, se não na linha dos filmes blockbusters, pelo menos na linha dos filmes cult. Resta agora ver o que Neill Blomkamp reserva para nós no futuro.

Nenhum comentário: