terça-feira, 6 de abril de 2010

Avatar

Depois de 3 meses, cá estou de volta, para falar de um filme que todos já devem ter visto, assistido, ou pelo menos terem ouvido falar. Trata-se de Avatar, a mega produção cinematográfica de James Cameron,o mesmo criador dos blockbusters de sucesso "O Exterminador do Futuro" (1984), "Aliens: O resgate" (1986), "O Exterminador do futuro 2" (1990), "True Lies" (1994), e "Titanic" (1997). "Avatar" lançado no ano passado, é a sua mais nova obra cinematográfica.

O filme é uma belíssima combinação de imaginação, liberando a criatividade de Cameron para a criação de um mundo completamente diferente do que estamos acostumados. A história em si, é bem simples, cliché até eu diria, mas nem por isso, defasa a emoção que o filme passa, ou obscurece o brilho da beleza visual do filme. O filme conta a história de Jake Sully, um ex-fuzileiro que viaja da Terra para Pandora, uma lua localizada em órbita do planeta Polyphemus, que fica no sistema Alpha Centauri, mais precisamente na estrela Alpha Centauri Alpha. Ele viaja com o objetivo de substituir o seu irmão, que faleceu num roubo, na equipe do projeto Avatar da doutora Grace Augustine, interpretada pela talentosa Sigourney Weaver.

Chegando lá, Jake ao mesmo tempo descobre o maravilhoso mundo de Pandora, e a emoção de controlar um avatar, enquanto acaba sendo relegado a segundo plano pela doutoura Augustine. Após fazer um acordo com o Coronel Quaritch, o responsável pela defesa de toda a operação humana de mineração em Pandora, Jake é relegado ao posto de guarda costas. Em sua primeira missão, ele acaba se separando do time de cientistas, e fica perdido durante a noite nas selvas de Pandora. Por pouco, é aceito na tribo dos nativos de Pandora, os Na'vi.

Conforme ele vai aprendendo a viver como um Na'vi, Jake repassa informações para Augustine e Quaritch, e aos poucos aprende a amar Pandora, a vida selvagem e silvestre, e sua professora, a Na'vi Neytiri, filha do chefe da tribo. Conforme os meses passam, cada vez mais Jake passa a gostar mais de sua vida Avatar, e menos da sua vida real como humano, ao ponto de chegar a dizer que a realidade é que parece ser o sonho, e o sonho, a realidade...

O conflito deslancha quando os humanos destróem a árvore das vozes, um local usado pela tribo Omaticaya para conversar com os seus ancestrais. Jake desesperado, ataca o trator, impedindo temporariamente o avanço humano, mas despertando a ira do Col. Quaritch, que suspende o projeto Avatar indefinidamente, e suspende Jake com um murro. Recebendo uma segunda chance de Selfridge, o diretor geral da mineração, Jake e Augustine voltam para os seus corpos avatar e tentam avisar os Na'vi do perigo imediato, mas não conseguem evitar a perda de vidas, e a destruição da Árvore lar da tribo Omaticaya.

Após uma fuga relâmpago, na qual Augustine é baleada, Jake doma o maior dos predadores aéreos de Pandora, o Toruk, tornando-se assim o sexto Torku Makto da história dos Omaticaya, e voltando nessas condições para recuperar a confiança deles. Após uma tentativa de salvar a vida de Augustine, que falha, Jake consegue reunir todos os clãs de Na'vi de Pandora para um ataque final, na árvore das almas, com o objetivo de destruir todas as forças RDA restantes. O ataque começa, inicialmente dando uma desvantagens pros Na'vi, mas quando a própria natureza de Pandora, na forma da deusa Eywa, toma partido e ajuda os Na'vi, a luta finalmente pende para a vitória dos mesmos. Após uma intensa e sofrida luta no final, Jake e Neytiri conseguem vencer Quaritch, expulsando todos os soldados e mineradores da RDA, permitindo apenas a permanência da equipe do projeto Avatar.

É uma história bem simples, uma mistura de "Pocahontas" com "Dança com lobos", com "O último Samurai". Porém, nem por isso ela apaga o brilho do filme, pois o brilho está no modo como ela é contada, no talento que Cameron tem pra isso. Dependendo do filme, a história pode ser contada como um drama revestido por ação, como em "Exterminador do futuro" e "Aliens". Em outros casos, pode ser ação revestida por humor, como em "True Lies", ou mesmo drama revestido por romance, como em "Titanic". Avatar é apenas uma pequena variação do modo dele de se contar histórias, com um tema de fantasia revestido por drama.

Outra coisa que marcou muito nos efeitos visuais do filme foi o elemento de exibição em 3D, que deu uma experiência nova ao espectador. Avatar marcou época por ser um dos primeiros filmes a explorar a exibição em 3D de forma ampla, pois ele foi criado em 3D. Toda a direção foi feita pensando-se no espectador assistindo o filme como se estivesse presente na própria cena. O 3D não só é a chave para filmes de maior apreço pelo público, como também será o principal diferencial entre a exibição caseira e a comercial no futuro. E nesse sentido Avatar ganha por já ter nascido 3D.

Porém, ele não é um filme perfeito. Há muitas coisas estranhas no universo criado por Cameron. A impressão que o filme deixa inclui a sensação que os Na'vi não ficam doentes, ou não tem problemas de falta de comida, água e segurança. Basicamente, Pandora é um mundinho perfeito demais. Outra coisa que me incomodou foi como a terra foi retratada, como se fosse apenas um cancro no universo, em oposição polar a Pandora, que seria uma pérola. Tudo isso dá uma visão maniqueísta de bem e mal, e que diminui um pouco o que poderia ser um verdadeiro filme de época. Avatar é simples, exatamente porque o seu 'melhor' é a sua coreografia visual, e não a sua história. Cameron poderia ter feito críticas políticas, ou filosóficas no filme, mas não há nada nele que o povo já não conheça, e o filme em si, não é uma obra prima. Ele pode ser um belíssimo filme que marcou o início do 3D, mas certamente haverão filmes melhores que ele no futuro, todos em 3D.

Talvez, quem sabe, até outra obra de Cameron?

Nenhum comentário: