segunda-feira, 29 de setembro de 2008

O maravilhoso metrô de brasília

Dedico este recado ao maravilhoso sistema metroviário da capital do nosso país, Brasília. Vulgo conhecido como "O Metrô de Brasília", quando inaugurado em 2001, era um serviço impecável. Trens de 10 em 10 minutos, vagões espaçosos, muitos lugares disponíveis para se sentar, e acima de tudo, muitos policiais treinados capazes de educar a população no comportamento adequado que ela deve ter para usufruir do metrôdf.

Hoje, 2008, a melhor palavra para descrever o sistema metroviário do df é "desgraça"! Ele encontra-se sucateado, com uma equipe técnica incapaz de suportar o atendimento de tantos usuários, com sistemas defasados, inadequados, trens que mal caminham nos trilhos, superlotação, gargalos computacionais na catraca eletrônica, e acima de tudo, uma população grossa e extremamente mal-educada.

Quem nunca teve contato com o metrô, que veja esse vídeo aqui. É o trabalho de fotojornalismo de um aluno da UnB, que postou na comunidade UnB no orkut:



E, acreditem, hoje está ainda pior. Quem me conhece, sabe que eu não sou de perder a cabeça facilmente, mas hoje foi de doer o estômago. Ao chegar na estação, primeiro tive que encarar filas quilométricas na catraca para entrar, pois o sistema lá foi projetado com um gargalo de uns 5 segundos. Imagine agora com a vazão de umas 120 pessoas por minuto como é que o lugar ficaria... Depois de esperar na droga da fila, entrei, e tive que correr para pegar o metrô.

Geralmente, eu não corro, pois é perigoso, ainda mais se uma tia tiver limpado o chão com pano molhado, eu ainda não quero entrar pro Gantz. Só que dessa ver, tive que apressar o passo ao menos um pouco, aquilo que eu chamo de "corrida segura". Quando eu cheguei na porta do metrô, tinha aquele amontoado mal-educado de pessoas na porta, mal dando espaço para alguém se esgueirar via as tias gordonas e a parede de metal do vagão.
Tentei entrar, mas não me deram abertura, pedi com educação: "- Por favor, me deixem passar." Nada. Então, para a minha surpresa, o metrô apita, as portas fecham, e o metrô começa a sair e por pouco não me leva junto.

Com essa situação desagradável em vista, perdi mesmo a paciência e falei para o alto, não me dirigindo em particular a ninguém, mas sim aquele monte bosta na minha frente: "- Puta que pariu! Porra, parece que eu vou ter que chutar gente pra entrar nessa merda!" Algumas pessoas olharam pra mim, outras me ignoraram, pois não me referi a ninguém em particular, mas quando o outro trem chegou e abriu as portas, todas me deram a devida e respeitosa distância para que eu entrasse sem problemas.

Eu não gosto muito da idéia, mas muitas vezes na minha vida, tive a impressão de que a única maneira de se resolver um problema é com a violência. Inclusive, segundo Max Weber, a definição de poder do estado é: O monopólio do uso legítimo da violência. Pensem a respeito disso. :)

Um comentário:

Pedro Marinho disse...

Bem, pelo menos já tem metro.
Ao contrário de Sobradinho que não tem, e nem tem previsão de ser estendido ate lá! \o/
Pedro