quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Exploração espacial: Alternativa SpaceX

O programa de exploração espacial brasileiro não anda as mil maravilhas. Depois de três tentativas de lançamento do veículo lançador de satélites, vulgo VLS, em 1997, 1999, e 2003, respectivamente, sendo que o lançamento do VLS3 em 2003 foi um desastre completo: O segundo estágio do foguete acendeu enquanto o mesmo encontrava-se na plataforma de lançamento, e com 18 técnicos checando a integridade do mesmo, na véspera da data marcada para o lançamento oficial.

Depois tivemos o lançamento do foguete Soyuz TMA-8, com o astronauta Marcos Pontes, conhecido como o primeiro astronauta brasileiro. Se não me engano, ele fez 7 experimentos em gravidade zero, incluindo o de plantar feijões em algodão(teoricamente, um experimento simbólico) durante as duas semanas em que ficou na ISS. Enquanto subia e agradecia o povo brasileiro lá do alto, ele era um herói nacional, depois que voltou, em menos de duas semanas ele deu baixa do exército e passou a não dever retorno algum, seja em treinamento, seja em experiência. Embora eu não ache a atitude dele louvável(Afinal, o preço da passagem dele foi 20 milhões), eu acho que o verdadeiro culpado disso foi o ministro de ciência e tecnologia, Sérgio Rezende. É o que você ganha por confiar cegamente na palavra de outro.

Mas, voltando da disgressão, a SpaceX é uma empresa privada norte-americana que ganhou um prêmio em 2001 por conseguir fazer o primeiro voô sub-orbital. No domingo passado, 28/09/2008, ela conseguiu dar um novo passo:

http://www.spacex.com/press.php?page=20080928

Trata-se do lançamento do Falcon 1, um lançador de satélites, algo que o nosso país ainda não conseguiu fazer. Agora, resta a dúvida, continuar com esse programa espacial desastroso e ineficiente, ou partir para a compra de uma tecnologia privada?
Isto é, se é que a SpaceX vai vender sua galinha dos ovos de ouro.

Um comentário:

Pedro Marinho disse...

Acho que o Brasil deve continuar tentando criar seu próprio satélite, pois, por todos os outros países que o fizeram também passaram por problemas semelhantes (tudo bem que isso foi a um certo tempo atrás, X-P ), mas conseguiram no final, e agora tem tecnologia própria para isso, e muitas outras coisas que foram desenvolvidas no processo.
Agora o que o governo deveria fazer, era incentivar empresas privadas a ajudar nesse desenvolvimento, pois dessa forma teria-se uma maior cobrança e agilizaria as coisas.
:-]